Grupo Ecopetrol aprova investimentos para execução do projeto Gato do Mato no Brasil

Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil Ltda. (ECP Brasil), subsidiária do Grupo Ecopetrol S.A., aprovou a Decisão Final de Investimento (FID) para Gato do Mato, o primeiro projeto de desenvolvimento com participação da Ecopetrol na área pré-sal da Bacia de Santos, no Brasil.

O projeto Gato do Mato é uma descoberta de gás condensado, em águas profundas entre 1.750 e 2.050 metros de tábua que abrange dois blocos contíguos frente à costa brasileira: BM-S-54 em contrato de concessão e Sul de Gato do Mato sob contrato de produção compartilhada.

O Consórcio Gato do Mato é integrado pela Shell (operadora com participação de 50%), Ecopetrol (30%), Total Energies (20%) e Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como representante do governo brasileiro no contrato de produção compartilhada.

O plano de desenvolvimento inclui a instalação de um navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) projetado para processar até 120.000 barris de petróleo por dia. Os volumes atuais estimados de recursos recuperáveis de petróleo do desenvolvimento de Gato do Mato são aproximadamente 370 milhões de barris brutos. A participação do Grupo Ecopetrol nestes volumes é de 30%, dos quais se espera uma incorporação significativa de reservas de petróleo em 2025 com início da produção no ano 2029.

Este projeto incorporará o primeiro FPSO do Grupo Ecopetrol, que corresponde a um design leve de última geração e investimentos para uma operação eficiente, de baixo custo e baixas emissões, que contribui na curva de aprendizado de projetos offshore e na construção de capacidades da Ecopetrol para o desenvolvimento do potencial do Caribe colombiano.

As operações iniciais envolverão a reinjeção de gás natural para suportar a pressão do campo e maximizar a recuperação de petróleo, com a opção futura de transportar o gás para instalações em terra para comercialização local.

Gato do Mato, consolida a posição do Grupo Ecopetrol no Brasil, o coloca como um dos atores relevantes no desenvolvimento de recursos energéticos na América Latina e como parceiro estratégico para futuros projetos, além de contribuir para a sustentabilidade do negócio através da incorporação de reservas.

 
Ecopetrol é a maior empresa da Colômbia e uma das principais empresas integradas de energia no continente americano, com mais de 18.000 funcionários. Na Colômbia é responsável por mais de 60% da produção de hidrocarbonetos da maior parte do sistema de transporte, logística e refinação de hidrocarbonetos, e tem posições líderes em petroquímica e distribuição de gás. Com a aquisição de 51,4% das ações da ISA, participa na transmissão de energia, gestão de sistemas em tempo real (XM) e concessão viária Costera Barranquilla – Cartagena.

A nível internacional, Ecopetrol tem presença em bacias estratégicas do continente americano, com operações de E&P nos Estados Unidos (bacia do Permiano e Golfo do México) e Brasil; através da ISA e suas subsidiárias têm posições líderes no negócio de transmissão de energia no Brasil, Chile, Peru e Bolívia, concessões rodoviárias no Chile e telecomunicações.

Este comunicado contém declarações relacionadas com as perspectivas do negócio, estimativas para os resultados operacionais e financeiros e afirmações relacionadas com as perspectivas de crescimento da Ecopetrol. Todas elas são projeções e, como tal, se baseiam unicamente nas expectativas dos gestores em relação ao futuro da empresa e seu acesso contínuo a capital para financiar o plano de negócios da empresa. A realização dessas estimativas no futuro depende do comportamento nas condições de mercado, regulamentações, concorrência, desempenho da economia colombiana e da indústria, entre outros fatores; portanto, estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Nota para os editores:

Os volumes de recursos são 100% bruto total e uma estimativa de P50 segundo o Sistema de Classificação de Recursos Petrolíferos da Sociedade de Engenheiros de Petróleo. P50 significa que há uma probabilidade de 50% que a estimativa seja menor e uma probabilidade de 50% que seja maior.

Para mais informações pode contactar:

Relações com a Mídia (Colômbia)
Marcela Ulloa Beltran
Chefe do Departamento de Comunicação Externa e Imprensa
E-mail: marcela.ulloa@ecopetrol.com.co

Juan Pablo Pacavita R.
Chefe de Imprensa
E-mail: juan.pacavita@ecopetrol.com.co

Rio de Janeiro, 21 de março de 2025